
![]() |
Orientações Pós-operatórias |
![]() |
Você vai receber ao sair do hospital:
Receita médica com as medicações que devem ser administradas após a alta hospitalar. Nos primeiros dias de pós-operatório o objetivo principal destas medicações é de controle da dor. Em alguns tipos de cirurgias é necessária também a utilização de antibióticos para proteção adicional. Em casos excepcionais outros medicamentos podem ser orientados no momento da alta.
Lembramos que medicamentos já em uso por outras causas, devem ser retornados normalmente após alta hospitalar. (ex: para diabetes, hipertensão entre outros)
Atestado médico com os dias necessários para sua recuperação. Esse prazo varia de acordo com o tipo de cirurgia. Lembramos que de acordo com leis trabalhistas o médico assistente poderá fazer o afastamento de suas atividades com duração de até 15 dias contínuos. Se o prazo de recuperação for superior a isto será necessário uma perícia do INSS (para pacientes em regime de CLT). Esses casos serão orientados no consultório durante a consulta de avaliação pós-operatória.
Cirurgias com pontos na pele: Fazer a retirada dos pontos entre 10 e 15dias no caso das cirurgias abdominais como: Histerectomia Abdominal (retirada do útero), Vídeo-Laparoscopia, Cesareana, Miomectomia, Ooforectomia abdominal e Laparotomia Exploradora. Ligar para o consultório para fazer a marcação e avisar que se trata de pós-operatório. (3016-0030 ou 9138-0202).
Nestas cirurgias seu curativo será feito com Micropore estéril no hospital e se possível deverá ser retirado apenas no dia da consulta de revisão. Você pode tomar banho normalmente e em seguida secar o local, (com secador de cabelo, a uma distância de 30-40 cm).
Cirurgias sem pontos na pele: Após Vídeo-Histeroscopias, Histerectomias Vaginais (retirada do útero), Traquelectomia/CAF (para lesão de colo do útero), cirurgia de Períneo, Incontinência Urinária e Curetagem não será necessário retirada de pontos. É comum a persistência de pequeno sangramento vaginal por alguns dias, bem como dores abdominais leves a moderadas.
Laudo Anátomopatológico: Nas cirurgias onde foi enviado material para exame de patologia (assinalada no final deste termo) após 20-25 dias retirar o resultado do exame no hospital onde realizou o procedimento, e agendar consulta para mostrar o resultado da biópsia no momento da revisão da cirurgia no consultório. Pacientes que realizaram cirurgia no Hospital Vitória o anátomo é encaminhada para o CITOLAB e Maternidade Nossa Senhora de Fátima para o CITOPAR.
Orientações Gerais
* Caso surja febre alta, dores fortes, mal estar persistente ou sangramento abundante comunique seu cirurgião imediatamente (3016-0030 ou 9938-0202 em horário comercial), ou dirija-se ao hospital onde realizou o procedimento para avaliação pelo médico de plantão nos outros horários.
Caso tenha alguma dúvida enviar e-mail para ginecologia@ginecologia.med.br que entraremos em contato com você.
Telefones Úteis:
Consultório: (41) 3016-0030 / 9938-0202
Maternidade Nossa Senhora de Fátima: (41) 2104-0304
Hospital Vitória: (41) 3028-2627
Esperamos que sua evolução seja o mais favorável possível e estaremos a sua disposição para ajudar no que for necessário para seu pronto reestabelecimento…